terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A montanha mágica - Indicação de leitura

Amigos, ainda não li esse livro mas pretendo ler, só depois colocarei minha opinião aqui...

Transcrevo o que meu amigo 
Luis Otávio da Silva Martins publicou no seu facebook, pois me comoveu, como sempre me comove os assuntos referentes a passagem de tempo e envelhecer.

     "Cada vez que começa esse Forum de Davos lembro desse livro que se passa na mesma montanha, e que fala sobre a passagem do tempo.

    O hábito é uma sonolência, ou, pelo menos, um enfraquecimento do senso do tempo, e o fato dos anos de infância serem vividos vagarosamente, ao passo que a vida posterior se desenrola e foge cada vez mais depressa, esse fato também se baseia no hábito. 

    Sabemos perfeitamente que a intercalação de mudanças de hábitos, ou de hábitos novos, constitui o único meio de manter a nossa vida, de refrescar a nossa sensação de tempo, de obter um rejuvenescimento, um reforço, um atraso da nossa experiência do tempo, e com isso, a revolução da nossa sensação da vida em geral. 

    Tal é a finalidade da mudança de lugar e de clima, da viagem de férias: nisso reside o que há de salutar na variação e no episódio.

    ❝O tempo absolutamente não tem natureza própria. Quando nos parece longo, é longo, e quando nos parece curto, é curto, mas ninguém sabe em realidade a sua verdadeira extensão. 
❝ 

    ❝ Meu amigo, não existe conhecimento puro. É indiscutível a legitimidade da concepção da ciência, que se pode resumir nas palavras de Santo Agostinho: “Creio para que possa conhecer”. A fé é o órgão do conhecimento, e o intelecto é secundário. A sua ciência incondicional não passa de um mito. Há sempre uma fé, um conceito do mundo, uma idéia, numa palavra: uma vontade, e cabe à razão explicá-la e comprová-la. 
❝ 


ps. O autor era filho de uma brasileira. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A pandemia

Corona virus ou covid19 Bom dia meus amigos! Como estão? Espero que estejam todos bem. Mais um ano começando, sempre com boas expectativas, ...